Romaria Diocesana da Pastoral do Surdo à Aparecida 24/09/2011
Este foi o primeiro ano que a Pastoral do Surdo da Diocese da Campanha/MG realiza a romaria para o Encontro Nacional dos Surdos em Aparecida. Nos anos anteriores, essa romaria era realizada pela Pastoral do Surdo da paróquia do Mártir São Sebastião de Varginha. Neste ano, foi dada a oportunidade para todas as paróquias da diocese enviar seus surdos e interpretes para esse importante encontro, principalmente para os surdos que podem conhecer outros surdos de outras comunidades de todo o país.
A viagem foi ótima, tendo como ponto principal a Santa Missa voltada para os surdos, celebrada no auditório, que fica embaixo da basílica, local onde também foi realizado o encontro.
Participaram da romaria 25 surdos das cidades: Varginha, Três Pontas, Três Corações, Boa Esperança, Baependi, Caxambu e Cruzília e mais duas surdas que vieram de Ribeirão Preto. Participaram também 23 ouvintes incluindo o motorista.
Após a romaria, ouvimos relatos de ouvintes estudante da LIBRAS, que ficaram impressionados com a comunicação entre os surdos, pois conversaram a noite toda mesmo com a pouca luz dentro do ônibus.
Foi mais uma experiência maravilhosa da vivência da fé com a comunidade surda de nossa diocese, mas precisamos avançar mais. Ainda são muitas as barreiras que impedem a convivência fraterna e religiosa de nós ouvintes com os nossos irmãos surdos. É preciso que a Igreja acolha melhor os surdos. Pois somente quando próprio surdo for protagonista da missão evangelizadora dentro da comunidade é que teremos de fato leigos surdos atuantes e agentes de transformação na sua própria realidade, que hoje é de exclusão, discriminação e muitas vezes de abandono.
Temos fé que o trabalho de formação de novos intérpretes nos encontros diocesanos e com a futura escola de LIBRAS diocesana, vamos ajudar muito a nossa Igreja ser cada vez mais acessível aos nossos irmãos surdos, porque o surdo também necessita ser salvo.
Agradecemos aos surdos por serem pessoas tão especiais para nossa vida, afinal de contas como disse o padre Luis Moscone: “Os surdos são os prediletos de Deus”. E com certeza são os prediletos da Pastoral do Surdo da Diocese da Campanha/MG.


Nenhum comentário:
Postar um comentário